domingo, 17 de abril de 2011

Nunca vou ter blog!

Essa besteira já foi dita por mim.
Ao fazer a faculdade de jornalismo, achava que ia escrever grandes reportagens pra revistas e jornalões que iam me dar uma pauta por ano, com orçamento ilimitado pra investigar os grandes segredos da humanidade. Tá. Da humanindade não. Digamos... da civilização ocidental. Exagero? Ok... da civilização ocidental depois da invenção da imprensa. Ah, tá...só do século 20? rsrs.... Enfim...Tendo como personagens favoritos da infância o Tintin, a Emília e o Visconde do Sítio do Picapau Amarelo e todos os personagens do Marcos Rey (Quem aqui nunca leu a "série Vaga Lume"? Cheia de detetives juvenis que descobriam so crimes antes da polícia?) era fácil entender qual era a noção que eu tinha do que seria a vida de um repórter. Bem equivocada. Depois de formada, raramente pude escolher os temas sobre os quais eu ia escrever. E os textos tinham tamanho pré-definido, e havia um editor que cortava seus textos, e havia um anunciante que comprava a meia-página do jornal! Isso no começo. Depois, ler jornal ficou ultrapassado. E eu mudei de veículo. E escrever o que eu queria, do jeito que eu queria ficou mais distante. Aliás, durante muito tempo fiquei longe das crônicas, das poesias, das coisas que eu, adolescente, gostava de escrever e a faculdade de jornalismo me roubou. Houve tempos depressivos em que duvidei da minha competência. Houve tempos depressivos em que eu achei que escrever amenidades com delicadeza, adjetivos e humor era algo que minha profissão havia roubado de mim. Ah, e que era coisa de "mulherzinha". E que ser mulherzinha era algo ruim pra minha carreira.Mas eu  via os blogs das pessoas e achava meio invasivo, mas comichava, comichava... Aí encostei a ponta do dedão na água da beiradinha da piscina, pra saber se valia a pena pular... Sabe quando a gente faz quando vai nadar pela manhã?? Pois é. Aí fiz o  "blog do A Pé." Que dava um trabalho porque era o relato de uma experiência pseudocientífica. E que tinha colaboradores. Enfim, outro dia eu conto como ele foi abandonado. Mas escrever nele era legal! Ter blog não machuca, gente! Você pode começar e parar a qualquer momento. u-hu! Devia ter mordido a língua antes de dizer que nunca teria um blog! Aliás, que diabo de pessoa que vive de escrever tem vergonha de mostrar seus textos???
As Aventuras de Tintin - O Filme
O Tintin do "Tintin, O Filme" será assim. Eu adoro o desenho orginal, do Hergé.
Quando achar uma figura, coloco aqui!

2 comentários:

  1. Não vou te deixar abandonar o blog, pode ter certeza. O único segredo é postar com regularidade. E mais de três posts por dia fica cansativo de escrever ... Mas isso quem decide é você. Vai lá, mãe!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela força. Agora é só divulgar.

    ResponderExcluir