sábado, 23 de abril de 2011

Diva do Jazz

Sabe o que eu tenho vontade de ser? Uma diva do jazz. Aquelas mulheres de vestidos longos, de lamê dourado (diva que é diva tem que usar dourado)... Um cabelão com flor no arranjo. Um batonzão vermelho....saltos altíssimos, uma estola de pele... Que canta inclinada sobre o piano... Troca olhares com o pianista que é seu amigo de longas datas e pede pro garçom maneirar no gelo do uísque... Porque uma diva preserva a voz, mas não tem lá tanto apreço pelo próprio fígado... E canta aquelas letras de amores que aconteceram lá no começo da vida... Quando ela era bobinha, ingênua, magrinha e não fazia sucesso... Cantava só na lojinha de disco, lá onde ela arranjou o primeiro emprego assim que veio pra cidade grande, atrás do homem que a havia iludido... Prometido mundos e fundos, quando a ouviu cantar no coro da igrejinha batista gospel... A diva do jazz canta, canta, canta.... Sob a luz do dancing.... amiga do pianista... E o pianista dá conselhos sobre os homens desqualificados a quem ela costuma entregar sua ilusão de amor... as letras que canta em tom grave... e a interpretação vai ficando cada vez melhor conforme ela vai se iludindo e desiludindo... apaixonando-se e desapaixonando-se... E toma uísque. E chora... E abre a janela da sua varanda, naquele apartamentinho minúsculo e antigo, mas que tem varanda... E dorme sozinha mais uma noite, pensando na próxima paixão... Lembrando de todas as que vieram antes... Diva do jazz volta sozinha pra casa??? Diva do jazz ri e cumprimenta o balconista da padaria??? Diva do jazz come pão com manteiga??? Ela vai com o vestido de lamê e rabo de sereia no supermercado? E o batom dela... é da Lâncome ou da Avon???
Acho que diva do jazz não acorda cedo. Nem leva filho em colégio... Mas canta e sublima suas dores, suas solidões....seus amores que não deram certo... Canta com voz grave, no banquinho do night club.... ligeiramente inclinada no piano... “A música é minha única amiga... A música me consola e me dá alegria... Sou tudo quando canto...”  Ela não é diva assim, à toa...  E manda uísque... e manda piano, batom vermelho e vestido dourado e arranjo com flor na cabeça...  Sob a luz do palco do night club...”Eu me apaixono fácil demais”...

(Brasília, 23/06/2008)

2 comentários:

  1. Mulher: até eu, com essa vozinha chinfrim, fiquei com vontade de ser diva do jazz, agora...

    Bjos. Mirys
    www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

    ResponderExcluir