terça-feira, 5 de novembro de 2013

Casadinhos de Goiabada

Acho que sou uma das pessoas mais gulosas e mais ligadas em comida que conheço. Aprendi a cozinhar porque gosto de comer. Aprendi a cozinhar porque minha mãe e tias são excelentes cozinheiras, porque é comum na nossa família que uma pessoa experimente uma comida numa festa muito grande, por exemplo, uma festa de casamento e, ao invés de pedir a receita para alguém do bufê, elas passem semanas testando a receita e estufando suas amadas crianças com os experimentos. É bom contar isso porque agora estou vivendo uma fase muito chata. Desenvolvi uma alergia a alguma coisa que não sei o que é, mas que é comestível. Tem um médico alergista famoso aqui na cidade que disse que eu estou intoxicada. Não sei de quê. Mas ele é o coroado e eu sou a paciente perebenta, melhor seguir o que ele pediu. Uma dieta restritiva de um monte de alimentos. Entre eles laticínios e chocolate. Coisas que amo. Quem vive sem um brigadeiro? Eu! Bom, a sorte é que como eu gosto de cozinhar, saí a cata de um monte de receitas, conversei com um monte de gente que tem alergias. Uma das pessoas com quem conversei desenvolveu alergia a ovo depois de adulta. Aliás, já avó, e adorando cozinhar... Deve doer o coração não poder fazer um bolo pros netinhos. Aliás, se for fazer um bolo, tem que ser um bolo sem ovo, porque só de encostar no ovo ela fica empolada e tem que tomar antialérgicos. E os antialérgicos em excesso despertam na gente uma vontade de chorar, porque o remédio deixa a gente grogue. Eu tenho me sentido mal faz umas semanas já. Quando a alergia ataca eu faço coisas possíveis. Uma das coisas possíveis que faço é algo que sempre me acalmou: fazer biscoito. O segredo é achar a receita certa com os ingredientes com o qual posso lidar. Tirando o ovo e o leite sobra bastante coisa. Um amanteigado feito de margarina, açúcar e amido de milho, fécula de batata, fécula de mandioca (o polvilho), com aroma de frutas, canela, fubá e coco...


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tomara que sua alergia não seja nada demais, estarei torcendo! E eu quero a receita do casadinho Bia!! :) Ah, lembrei do Francesco com esse post.
    ps: Aqui é a Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina! Estou aqui brigando com o celestamine da vida. Só enche o saco porque o remédio deixa a gente baqueada. Se você lembrou do Francesco agora, espere a segunda parte do post... ;-) Beijos e aproveite muito a Dinamarca, terra dos amanteigados maravilhosos!

      Excluir