sábado, 4 de maio de 2013

Dez coisas que aprendi com minha mãe

Lá vou eu mais uma vez numa bloggagem coletiva e colaborativa, atendendo ao chamado da incrível Myris, do "Diário dos (3+3) 6 Mosqueteiros" ( http://diariodos3mosqueteiros.blogspot.com.br)
Ela acaba provocando a gente com aquela cabeça cheia de idéias, até a gente conseguir escrever um texto legal! Adoro sempre essas provocações. O nome do blog dela mudou, vcs viram... Apareceu mais gente naquele Diário. Recado pra Myris: Amiga, "a vida se impõe"... Ouvi essa frase uma vez e concordei plenamente. A vida se impõe -mesmo- e, se você permitir e estiver de braços abertos, essa imposição acontece lindamente! Ok, vamos à lista!

Dez coisas que aprendi com minha mãe:
  • Fofoca: quem vem até você para falar mal de uma terceira pessoa, também vai  falar mal de você para alguém. Cuidado.
  • Chantagem emocional:  quem acha que mãe italiana ou  judia joga pesado não tem mãe cearense.
  • Nutrição: seja criativa, conte historinha, faça desenhos, deixe comer a gelatina junto com a comida, mas não deixe a criança pequena ficar sem pelo menos duas  colheres do almoço ou jantar. Jamais troque o almoço por mamadeira. Evite temperos industrializados na comida das crianças.(nossa, aqui são muitas dicas)
  •  Culinária: compre sempre arroz e feijão da melhor qualidade. Não vale a pena economizar um real  e estragar a receita básica da culinária brasileira. (O arroz com feijão  da minha mãe é perfeito!)
  • Profissão: se você detesta serviço doméstico, procure um trabalho no qual você ganhe o suficiente para pagar a faxineira.( a passadeira, a lavadeira...)
  • Mentira:  manter uma mentira dá muito mais trabalho do que falar a verdade. E detalhe: mãe sempre sabe quando o filho está mentindo (ela nunca me mostrou como, mas repito a frase pra minha filha).
  • Dinheiro: nunca saia de casa com dinheiro contado. (E nem com calcinha velha/rasgada...)
  • Emancipação feminina:  o único homem que tem obrigação de manter  uma mulher é o pai dela.(coitado do meu pai...4 filhas pra criar... todo mundo aprendeu um ofício lá em casa)
  • Família: esteja sempre pronto pra defender o seu irmão ou irmã.(você pode brigar com eles dentro de casa, mas na rua, joguem fechado!)
  • Fé: Reze sempre e acredite que você não está sozinha. Interceda principalmente pelos seus filhos.(quem resiste aos apelos de uma mãe?)
Tem tantas mais coisas, mas essas impactam diretamente na forma que eu também acabei construindo meu papel de mãe... aliás na minha família, assim como deve acontecer na sua,  a gente se surpreende repetindo pros filhos as mesmas frases que crescemos ouvindo da nossa mãe.  Acho que faz parte do DNA da espécie... Uma forma da evolução garantir a existência humana na terra, com crias nutridas, protegidas e amadas. Feliz Dia das Mães!












4 comentários:

  1. "A vida se impõe". Adorei isso!!!
    Pra mim, ela se "impôs", mesmo... e veja só onde chegamos!!! Numa família enorme, que eu sempre quis!

    Bjos e bençãos, Bia.
    Obrigada por participar! Já tá lá no Diário.
    Mirys
    www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Mirys!!! E vamos que vamos que a vida é uma aventura mesmo!!! Feliz Dias das Mães!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana Beatriz.
    Também estou participando desta blogagem e vim aqui conhecer seus aprendizados com sua mãe.

    Gostei demais.

    Tem uma coisa que minha mãe também sempre diz: Não saia de casa com calcinha ou meia rasgadas... rs

    Abraço.

    Ana Virgínia
    filhadejose.blogspot.com
    http://www.facebook.com/filha.dejose

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu comentário! Tô começando a acreditar que a maternagem faz parte doinconsciente coletivo... esse conselho da calcinha, toda mulher já ouviu na vida!

    ResponderExcluir