domingo, 19 de maio de 2024

 

Um Bolo de Fubá!

A ideia aqui é que o bolo fique úmido, sem muito doce, pra combinar com um bom cafezinho e – se a pessoa gostar – com um pouco de goiabada derretida por cima.

Tudo inspirado pelo Vale do Paraíba, que reúne Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, nossa terra de origem. Sim. Eu sou o tipo de pessoa que agrada com comida. Não só agrada, mas ainda conquista e chantageia. De positivo quanto ao meu caráter, posso garantir que eu me esforço para fazer uma comida boa, gostosa, bem-feita e com ingredientes de qualidade. Dito isso, quanto mais frescos os ingredientes, imagino que mais gostoso o bolo vai ficar 😉. 

Eu fiz a receita depois de ler o livro da amiga Paula Lagôa, "A Garota da Jaqueta de Couro Preta". A mãe da mocinha era elogiada pelo seu bolo de fubá. Eu entrei tanto dentro do livro que me deu vontade de comer um bolo de fubá que fosse igual ao da mãe da Liah, a Hellen. 

Mas a Paula não colocou a receita... Então eu adaptei de várias receitas essa que segue. Uma homenagem para a Paula e para a minha tia Vicência. 

Agradar com comida não é uma coisa que eu aprendi sozinha... Acho que é uma questão que vem no DNA. Minha mãe cozinha muito bem, assim como a maioria das minhas tias e a tia Vicência, irmã mais velha da minha mãe, era uma delas. Quando nós íamos até sua casa em Barra do Piraí, no Vale do Paraíba fluminense, ela fazia “A Broa” todas as manhãs para o nosso café. Era um bolo diferente do que a mãe fazia em São José dos Campos. Tinha um sabor especial de férias e carinho. Ela colocava pedacinhos de canela em pau e raspas de limão no bolo de fubá. Ficava maravilhoso! Espero que tia Vicência esteja fazendo muito bolo de fubá no céu.

Vamos à receita!

Bolo de Fubá com Iogurte (Bolo da vovó Hellen)

Ingredientes:

3 ovos

1 xícara de chá de margarina ou óleo de soja

1 xícara de chá de açúcar

1 e ½ xicaras de fubá mimoso

½ xícara de farinha de trigo

200 g de iogurte natural ou coalhada

1 colher de chá de raspas de limão (só a parte verde)

1 colher de chá de erva doce

1 colher chá rasa de sal

1 colher de sopa de fermento em pó

Manteiga ou margarina para untar a forma e trigo ou fubá para polvilhar.

 

Preparo:

Bata o açúcar, os ovos, a margarina ou óleo até ficar um creme claro. Coloque o iogurte, bater levemente. Adicionar aos poucos o trigo e o fubá até incorporar. Depois colocar o sal, erva doce, raspas de limão. Misturar bem. Por último colocar o fermento e misturar até incorporar. Colocar a massa na forma média untada e enfarinhada (eu usei forma de bolo inglês, mas pode ser na retangular ou redonda, ou de furo, desde que seja média). Assar em forno médio (180 graus)  aproximadamente 30 min. (fazer o teste do palito. Está pronto quando ao espetar um palito de madeira no meio da massa, ele sair limpo).

Espere esfriar um pouco e sirva com um bom café mineiro! 

dicas: se não tiver batedeira,  misture os 5 primeiros ingredientes no liquidificador e coloque os outros depois, com a colher de pau, que dá certo. Se não tiver nem um nem outro, vai batendo tudo na colher de pau  que é garantido!


Bolo e foto de minha autoria!

Desejo que a Paula e a sua Liah tenham muito sucesso e encantem muita gente. 

Vou colocar o link aqui!


https://www.amazon.com.br/garota-jaqueta-couro-preta-ebook/dp/B0B3GKCKS6

Nenhum comentário:

Postar um comentário