quinta-feira, 29 de junho de 2023

Casadinho de Goiabada - 10 anos depois

Junho de 2013. Escrevi sobre o encantamento de Francesco, o meu primeiro "filho" de intercâmbio, então com 17 anos, sentiu ao provar o Casadinho de Goiabada, uma iguaria muito brasileira. (vou colocar o link para o texto aqui embaixo).

29 de junho de 2023. Dez anos depois, eu finalmente testei uma receita de casadinho de goiabada simples, fácil e que é muito saborosa. Vale a pena colocar a mão na massa e fazer aí na sua casa, caro leitor, cara leitora! 

Não me espanta que essa receita seja da Isamara Amancio. Uma das melhores professoras de culinária do Brasil. Isamara só fica abaixo de Rita Lobo, dentre as minhas culinaristas favoritas. As receitas dela dão certo de verdade. Por isso vou colocar a receita de casadinho de goiabada aqui para vocês com uma descrição do modo de fazer bem detalhada. O segredo é misturar os ingredientes com as mãos e caprichar na modelagem. Vamos à receita!


Casadinho de Goiabada com maisena. (rende 40 unidades)

(Isamara Amancio)

 INGREDIENTES

- 1 xícara (chá) de amido de milho ou 100 gramas

- ½ xícara (chá) de manteiga ou 100 gramas

- 7 colheres (sopa) de farinha de trigo ou 62 gramas

- 3 e ½ colheres (sopa) de açúcar refinado ou 42 gramas

- ¼ colher (chá) de essência de baunilha

- açúcar refinado para passar os casadinhos 1 xícara (usar o necessário)

- goiabada para rechear os casadinhos 120 gramas


MODO DE FAZER

Misturar em uma tigela grande: trigo, maisena, açúcar.  Coloque a manteiga em temperatura ambiente e a baunilha. Misture todos os ingredientes. Tenha paciência porque o calor das mãos é que vai unir os ingredientes da massa. Acredite que vai dar certo. Amasse bem. Faça rolinhos com  pedaços da massa, corte com uma faca em pedaços de 1 cm e faça bolinhas. As bolinhas não podem ser grandes, porque você vai "colar" duas delas com a goiabada derretida. Coloque em uma forma de alumínio. Não precisa untar. Eu costumo forrar a assadeira com papel manteiga, fica mais simples de limpar a forma depois. dê uma pequena achatadinha na bolinha. É nessa parte achatada que você vai juntar as 2 bolinhas depois de assadas. Assar em forno médio (160 - 180 graus) por 17 minutos mais ou menos. O biscoito não vai ficar corado por cima. O ponto é quando ele fica levemente dourado por baixo. Retire do forno, deixe esfriar. Enquanto isso, derreta a goiabada picada com um pouco de água. Coloque a goiabada picada em uma panelinha  junto com a água e mexa com uma colher de pau. Ela vai ficar cremosa. Quando o biscoito estiver frio, coloque um pouco da goiabada em um biscoito e junte com outro, formando um sanduichinho. Se você tiver em casa, use um saquinho de confeitar. Se não, use uma colheirinha. Deixar esfriar completamente e passar no açúcar refinado. Embalar depois de 5-6 horas pelo menos. Obs: se a manteiga tiver sal, o biscoito fica menos enjoativo. Rende 40 biscoitinhos prontos, ou mais, se você fizer bolinhas pequenas. 

Sirva com chá ou café. Coloque em embalagens bonitas e ofereça como presente para seus amigos. Vai ser  um sucesso!

(minha sugestão: servir com uma xícara de chá)

(você pode embalar depois de 6 horas)

 



2 comentários: